A população de rua, ou, pessoas em situação de rua em geral tornam-se praticamente invisíveis aos olhos da sociedade. Por que? Talvez a invisibilidade ou não compreensão desta realidade esteja relacionado ao modo entendemos as ruas, desconsiderando que a rua possa se tornar, por diversos motivos o único habitat ou espaço de sobrevivência ou ainda por considerarmos determinados padrões como “normais” em detrimentos de outros. Um olhar unilateral para esta realidade acaba por contribuir com a invisibilidade, chegando a manter o processo de exclusão social através de sentimentos de medo, vergonha e nojo. Lembremos que a inclusão social se dá através e a partir das relações humanas!
ITAMAR MOREIRA nasceu em Poções – Bahia, em 07/08/1972, paulistano de coração. É Pedagogo formado pela Universidade Paulista. Desde 1994 vem atuando em organizações da sociedade civil, em especial no distrito do jardim Ângela onde praticamente nasceu, cresceu e reside atualmente.
Iniciou seus trabalhos na área de habitação, identificando áreas de risco que efetivavam as obras para urbanização da bacia da Guarapiranga, o que beneficiou diversas famílias residentes nos bairros Jardim Kagohara, Jardim Santa Lúcia, Jardim Planalto e imediações.
No decorrer de sua vida adquiriu experiências teóricas e práticas, o que o levou a trabalhar na elaboração, execução e conclusão de diversos projetos, programas e serviços nas mais diversas áreas, como: Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer. Em meados do ano de 2000, com o intuito de diminuir o índice de violência no Distrito do Jardim Ângela, teve trabalho árduo e intenso desenvolvido com os jovens e fruto de reconhecimento não só da comunidade local, como nas mais diversas regiões da cidade, sendo alvo de diversos convites para trabalhar em outras regiões.
Os problemas de infraestrutura urbana no distrito do Jd. Ângela é evidente, o mesmo caiu às margens de esquecimento pelo poder público. Como maiores dificuldades destacam-se: a eletricidade, o saneamento básico (esgoto a céu aberto), buracos nos asfaltos, falta de transporte, pontos de ônibus sem cobertura, falta de semáforo, falta de respeito, falta direitos humanos, saúde e segurança. Os processos de exclusão social estão influenciados pelas crescentes invasões de áreas de risco e a aceleração desordenada de favelas onde posso afirmar como a mais nova e recente “Cidade de Madeira”, localizado entre o Jardim Kagohara e Jd.Tupi.
Diante do exposto: Você cidadão que se sente pertencente aos bairros e ao mesmo tempo esquecido pelos governantes, deixe sua mensagem e reivindique suas dificuldades aqui.
Este espaço será um canal de integração, de auto ajuda comunitária onde vamos poder um ajudar o outro através de reuniões, encontros e abaixo assinado.
Vamos ver se é possível morar onde gostamos com mais dignidade, decência e qualidade de vida.




